Olá Rainhas
Há dois anos atrás e no princípio da pandemia fazia 12 os anos que não via cabelo na minha cabeça, por assim dizer.
Com a vinda da pandemia e o confinamento obrigatório, decidi fazer uma ultima “carecada” e deixá-lo crescer.
Confesso que tive de recorrer a fotografias antigas para recordar-me de como era o meu cabelo natural. E digo-vos que as fotografias são praticamente inexistentes. Sim, eu esqueci-me de como era o meu cabelo.
A decisão de deixar o cabelo crescer não aconteceu de um dia para o outro. Ponderei a ideia durante algum tempo. Desde a ideia à ação demorei 5 anos a concretiza-la. Tive alguma dificuldade em decidir porque um cabelo rapado não dá trabalho nem grandes despesas de manutenção. Mas no final a vontade de mudar provou ser mais forte
No dia 5 de Dezembro de 2019 cortei-o pela a ultima vez (pelo menos para já) decidi deixá-lo crescer e quero partilhar convosco a minha jornada.
Em meados de março (3ª fotografia) já tinha uma mini “juba” que não sabia bem o que fazer com ela. A decisão de deixar o cabelo crescer sem produtos químicos de modo a não alterar o fio do cabelo, provou ser um desafio que não estava á espera.
Já lá vão dois anos e ainda é tudo novo para mim. Os cremes, os óleos, as mascaras, os lenços, as fitas, os ganchos, o difusor, meu Deus… e tantas outras coisas. Viver para aprender.
Pela a sua particularidade o cabelo africano requer muito mais paciência, tempo e muitos cuidados extras. Tive de reaprender tudo sobre produtos naturais, métodos de que nunca tinha ouvido falar, pesquisar linhas capilares para o meu tipo de cabelo, aprender a fazer produtos caseiros, aprender qual era o meu tipo de cabelo e claro informar-me sobre os ingredientes que foi talvez o que mais pesquisei. É importante para mim que os produtos que eu fosse usar fossem naturais, sem químicos abrasivos, cruelty-free e vegan. É importante ler e compreender o efeito de ingredientes no nosso cabelo.
Deixo-vos com algumas fotos do meu cabelo a crescer ao longo de 2 anos.
Espero vos inspirar em apostar na beleza do cabelo natural sem químicos.
Para um próximo post sobre o cabelo, vou partilhar convosco algumas das minhas escolhas de cremes naturais e caseiros que aprendi a fazer.









A experiência de deixar o cabelo natural crescer, tem sido maravilhosa mas não sem os seus SOLUÇOS pelo o caminho.
Vamos ver o que o terceiro ano trás.


Cortar o cabelo (apenas a pontinha) agora só quando fizer os 3 anos em dezembro😊
Ele cresce rápido 😊 Adoro isso!
Beijinhos rainhas💕