Olá minhas rainhas
Como estão a passar os vossos dias? Espero da melhor maneira.💚
És vegan porquê? Como consegues, como sobrevives, como vais sobreviver e não sentes falta de carne? São algumas das perguntas que me fazem constantemente.
Ser vegan é mais do que uma alimentação á base de plantas. Ser vegan para mim, é ter consciência e mostrar compaixão.
Ainda sou bastante “verde” neste mundo vegano, por isso não posso defender por tudo o que o veganismo representa, mas posso partilhar parte da minha experiência pessoal. Eu decidi ser vegan por aquilo que eu considero serem razões válidas e nobres. Abomino qualquer tipo de exploração e crueldade contra os animais e sou contra ao consumismo egoísta, inconsciente, exagerado e desnecessário que tanto afecta o nosso meio ambiente.
Não questiono as escolhas alheias e falo apenas da minha experiência e da minha escolha.
Para muitas pessoas o veganismo é uma alternativa alimentar muito restrita, extrema, exagerada e insatisfatória. Mas posso vos dizer que está longe disso. É apenas para muitos um mundo desconhecido, pouco entendido e mal interpretado, é um mundo à parte cheio de cores, sabores e vida, pronto a ser descoberto e partilhado. A alimentação à base de plantas, frutos secos, frutas e cereais foi para mim uma das decisões mais acertadas e lógicas que fiz. Depois de pesquisas online e de ver documentários horas a fio, ler artigos publicados e livros sobre a industria alimentar e o seu impacto no planeta e na nossa saúde, era impossível ficar indiferente ao que realmente era a realidade. Deparada com a realidade assustou-me e vi que era impossível virar a cara.
No fim, depois de saber o que fiquei a saber, não podia voltar a trás. Questionei-me várias vezes, que tipo de pessoa seria, se volta-se a ser quem eu era antes de saber. Nunca mais olhei para a comida da mesma maneira.
Foi uma mudança necessária para um mundo que até então, me era desconhecido. Foi desafiante e difícil ao princípio, mas não tanto como eu pensei que iria ser. Mas eu adoro. Aprendi consideravelmente sobre a exploração animal, a industria alimentar e têxtil e o impacto das mesmas no meio ambiente. Aprendi sobre a sustentabilidade, reciclagem e sobre desperdício zero. Adoro porque tive de reeducar o meu paladar, reaprender a cozinhar com matérias primas diferentes e vivas. Tive de pesquisar e ler mais sobre frutas, legumes, sazonalidade, os nutrientes, as vitaminas, os minerais, os carboidratos, sobre proteínas vegetais, frutos secos e até sobre comida fermentada. Tive que reaprender a comprar comida e de ler os rótulos dos ingredientes. O meu relacionamento com a comida mudou completamente.
Orgulho-me de fazer parte de um movimento que luta contra a exploração e maus tratos de animais e que luta para um mundo mais verde, mais sustentável e mais saudável.
Para mim ser vegan é ajudar a curar o planeta e os que nele habitam.
#euficoemcasa
Mantém-se saudáveis
Beijinhos rainhas💚💚