Olá minhas rainhas 🙂
O título por si só faz muito sentido. Foi escrito pelo o que muitos consideram ser o “pai da medicina ocidental” e grande filósofo grego, Hipócrates.
Hipócrates sabia que a alimentação correcta, tinha um papel muito importante na saúde e bem estar dum indivíduo.
É na alimentação que vamos buscar os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo. Muitos males podem ser evitados, simplesmente optando para uma alimentação mais correcta e mais viva.
Eu considero que o meu corpo é o meu templo e um templo é sagrado, tem que ser estimado e cuidado. Não foi tarefa fácil eu fazer o “desmame” das comidas que me acompanharam toda a minha vida. Falo das bolachas, os cereais, as gomas, os chocolates, as batatas fritas, os doritos, os queijos, o chouriço, o fiambre, Macdonald´s, KFC, Pizza Hut, pizzas congeladas, comidas pré feitas e congeladas, os iogurtes, a mayonese, enfim, muita coisa. Muita coisa mesmo.
A má alimentação infelizmente começa muito cedo na infância. É na infância que somos bombardeados constantemente com publicidade enganosa. Empresas gastam fortunas em publicidade e com celebridades, de modo a dar credibilidade aos seus produtos, para comida não saudável para crianças. Um bom e recorrente exemplo, é a publicidade direccionada aos mais pequenos, nos intervalos dos desenhos animados da manhã. São os mesmos que estão estampados nas caixas dos cereais, oferta de bonecas e bonecos com refeições do McDonalds ou chocolates da Kinder com oferta de mais bonecos. A lista é infindável.
As crianças e adultos nas zonas mais empobrecidas da cidade, estão 5 vezes mais expostas e consomem mais fast food e take aways que os da classe média- alta. Considero um erro pensarem que comer saudável é mais caro, porque não é. Não é tão conveniente apenas porque perde-se mais tempo na preparação. Isso é verdade.
Como os maus hábitos alimentares se adquirem depressa, além das comidas enlatadas e processadas em Portugal, a fast-food, veio substituir sorrateiramente a alimentação saudável pela qual Portugal é conhecido. A dieta mediterrânica. A dieta mediterrânica baseia-se no consumo de alimentos naturais e frescos como o peixe e marisco, leguminosas secas (feijão, grão, favas), pão de mistura, hortaliças, tubérculos, frutas e por fim, o azeite em quantidades moderadas. A favor da dieta, o consumo de carne vermelha era muito menor.
É imprescindível dar bons exemplos e ensinar ás crianças a comer mais saudável. Informá-los desde cedo, de onde a comida vem e como é preparada antes de chegar aos pratos. Sei que é difícil num mundo sobrecarregado de informação visual juntamente com a correria do dia a dia e a falta de tempo. O excesso de peso e a obesidade, deixou de ser só uma coisa dos Estados Unidos. Ela está aqui e é uma realidade. Olha à tua volta.
O exercício também é fundamental. É necessário uma boa dose de força de vontade, encontrar um equilíbrio fazendo o que gostas e uma boa gestão do teu tempo. Isso já é meio caminho andado.
Porém com tanta informação disponível e ao alcance de todos em pleno 2018, as pessoas continuam a comer o que aos poucos lhes está a matar. O veneno da comida processada e industrializada carregadas com o pior veneno de todos. O açúcar!
Porque é que deves evitar comer comida processada
- Comida processada está ligada a muitas doenças: doenças cardiovasculares, alérgicas, degenerativas crónicas (como o cancro), obesidade, entre outras.
- Comida processada contem muito açúcar: ao longo dos anos tem-se tornado mais evidente que o açúcar está presente e em quantidades astronómicas, em toda a comida processada. Com isso estamos mais expostos a mais doenças. Reduz o consumo do açúcar na tua alimentação e quando digo açúcar digo adoçantes artificiais também.
- Comidas processadas contém demasiada gordura (a que faz mal): gorduras saudáveis dos frutos secos, sementes e abacates, são óptimos para o teu corpo, mas comidas processadas contém gorduras refinadas transgénicas. Gorduras transgénicas estão interligadas com doenças de coração, colesterol alto e diabetes.
- Comidas processadas tornam-te depressiva e tiram-te a concentração: toda essa gordura, açúcar e sal, estão a tornar o teu corpo muito infeliz. Cura o teu corpo com comida viva e verdadeira...
- Comida processada contém corantes, aditivos e ingredientes artificiais
- Comida processada tem pouca ou nenhuma fibra
- Comida processada é viciante e dá vontade de comer mais comida processada
- Comida processada esta carregada de OGM: organismos geneticamente modificados como o milho, soja, canola, semente de algodão (óleo) são quase sempre encontrados nas comidas industrializadas. OGM contribui para um impacto negativo na nossa saúde.
- Comida processada tem baixo valor nutricional
- Comida processada faz mal à tua pele e ao teu hálito
- Comida processada é mais cara. Faz as contas
Não vou dizer que é fácil porque não é. Tens de reajustar o teu paladar e reaprender a comer e a cozinhar. Mas vale a pena. Deves ao teu corpo, deves á tua boa saúde que pelo menos tentes. Gosto da ideia de chegar á velhice com boa saude. Eu deixei de comer carne, derivados de animal e qualquer tipo de comida processada e industrializada. Posso dizer-vos que passo mais tempo na cozinha mas é uma sensação maravilhosa saber o que estou a comer.
Não sou licenciada em nutrição e bem estar mas leio muito e pesquiso muito e posso garantir-vos que iram notar diferenças no vosso bem estar em geral. Diferenças sãs e positivas. Isso irá ser a vossa motivação e determinação para tomarem as decisões mais acertadas com benefícios a longo prazo.
O meu desafio para vocês rainhas. Cuidar do vosso templo. Melhorem a vossa alimentação. Tomem a decisão de ser saudável. Pensem no futuro a longo prazo.
Beijos rainhas.