Olá minhas rainhas, estou de volta 😉
Todas já fizemos dietas, umas mais extremas ou mais bem sucedidas que outras 😉 Na minha experiência as dietas funcionam mesmo é na nossa cabeça. Sim claro que há alguns resultados, mas maioria não funciona e isso acontece porque são dietas com resultados a curto prazo. Chegamos a casa com compras das coisas certas e indicadas, todas contentes com vontade e cheias de determinação apenas para seguirmos à risca nos primeiros dias e com muito sacrifício e desanimadas os restantes dias. Arranjamos desculpas e mais desculpas, apenas para voltar a repetir mais tarde o ciclo vicioso, que são as dietas.
Também eu já fiz inúmeras dietas, então em vez de escrever mais sobre esse assunto, vou falar-vos de alimentos que podem comer à vontade e que na minha opinião não engordam, mesmo comendo em grandes quantidades. Isto porque tem grande quantidades de água na sua composição. Além da água, as frutas e vegetais também fornecem nutrientes saudáveis como vitaminas, minerais, fibras e proteínas.
A grande vantagem de consumir alimentos ricos em água é que eles contêm um número muito reduzido de calorias e proporcionam sensação de saciedade, inibindo a fome e contribuindo para a perda de peso. Eu também fiz outras opções, como por exemplo; deixei de comer comida processada por completo, de comer bolachas compradas em supermercados (prefiro fazer em casa e com ingredientes que conheço) e deixei de comer carne.
O corpo humano possui cerca de 65% de água em homens adultos e 60% em mulheres da mesma faixa etária. Essa diferença deve-se à maior percentagem de gordura corporal (com menor conteúdo de água) e a menor percentagem de massa muscular (com maior conteúdo de água) das mulheres em relação aos homens. Por isso manter o nosso corpo hidratado ao longo do dia é essencial.
Não sou nutricionista mas gosto de estar informada sobre o que dou ao meu corpo como alimento e por isso faço muita pesquisa.
Alimentares bem o teu corpo durante todo o ano, contribui para uma boa saúde, proporciona-te qualidade de vida e claro, vai evitar que faças dietas malucas e desesperadas.
Tens que ser sincera contigo própria. O que tu comes, reflecte-se no teu corpo e na tua saúde. Não há maneira de o negar.
Há muito que percebi que em vez de fazer dietas ia simplesmente trocar certas comidas por outras mais saudáveis e cortar com aquelas que não fazem bem. O resultado? Um corpo que gosto e com o qual me sinto confortável e com uma saúde de ferro.
Ter uma alimentação saudável é uma preocupação crescente, mas sei também que escolher os produtos certos, consegue ser uma dor de cabeça autêntica, mesmo com uma lista de compras.
O que se segue, são exemplos de alimentos que a maioria de nós gosta e come sem torcer o nariz. Se há algum vegetal ou fruta que tu gostes muito, procura saber ao máximo sobre esse alimento e como podes incorporar na tua alimentação.
Aqui ficam algumas alternativas que te vão ajudar a comer e a perder alguns quilinhos de maneira mais saudável e consciente. Basta apenas melhorares os teus hábitos alimentares e claro, ser mais activa para que tenhas um corpo de que tenhas orgulho. 😉

AIPO: Teor de água 95,4%. Como todos os alimentos ricos em água, o aipo tem baixas calorias (22 calorias por 100g). É uma óptima adição ás saladas e claro aos sumos verdes.
MORANGOS: Teor de água 91,0%. Todas as frutas são alimentos ricos em água, e perfeitas para a hidratação do nosso corpo, mas os morangos destacam-se quando comparados às outras frutas. Para se ter uma ideia, FRAMBOESAS e MIRTILOS possuem cerca de 85% de água, enquanto AMORAS possuem 88,2% de água. No entanto, o morango ganha com 91% de água na sua composição. Pode ser consumido puro, em sumos com outras frutas, batidos, em saladas e saladas de frutas, enfim.
MELÃO: Teor de água 90,2%. O melão possui um grande valor nutricional em comparação às poucas calorias que tem. Uma porção de 170 gramas contém apenas 50 calorias, mas oferece um total de 100% de sua ingestão diária recomendada de vitaminas A e C. É uma óptima opção de sobremesa, beber em forma de sumo e até mesmo na preparação de uma sopa fria como o gaspacho.
MELANCIA: Teor de água: 91,5%. É óbvio que a melancia é um dos alimentos que mais água contêm . Um óptimo hidratante por si só. Beber sumo de melancia é uma boa forma de adicionar mais água à tua dieta de forma apetitosa. Aproveita esta altura do calor para comeres esta fruta, sem reservas.
PEPINO: Teor de água 96,7%. É o alimento que possui maior quantidade de água na sua composição,
TOMATE: Teor de água: 94,5%. Os tomates são um dos alimentos mais versáteis que existem na culinária do mundo inteiro. Podem ser adicionados a saladas, molhos ou sandes e confeccionar doces. Por ser rico em água, o tomate é um alimento super hidratante.
As CEREJAS e as UVAS também são alimentos ricos em água e são opções maravilhosas para lanches e snacks.
ALFACE: Teor de água 95,6%. Alface costuma ter uma má reputação no mundo nutricional, isso porque especialistas em saúde geralmente recomendam substituir o alface por folhas verdes escuras como o espinafre, kale que contêm maior quantidade de fibras e nutrientes como folato e vitamina K. No entanto, quando trata-se de alimentos ricos em água é a alface que melhor fornece maior quantidade. Melhor altura para comer, é agora no verão. Abusem de saladas.
COUVE-FLOR: Teor de água 92,1%. A couve-flor, além de ter muita água, é rica em vitaminas e fitonutrientes. Adiciona a couve-flor a uma salada que é óptimo. Sim, crua.
BRÓCOLOS: Teor de água 90,7%. Tal como a couve-flor, os brócolos crus adicionam mais água à tua salada. Adoro comer brócolos crus 😉 Estes são muito ricos em fibras, potássio, vitamina A e vitamina C.
TORANJA: Teor de água 90,5%. Este citrino é muitas vezes difícil de encontrar. Pode ajudar a diminuir o colesterol e reduzir também a gordura corporal. Comer metade de uma toranja com aproximadamente 40 calorias, antes de cada refeição, ajuda a emagrecer a queimar e estabilizar o açúcar no sangue, ajudando assim a reduzir o desejo de comer constantemente. O seu sabor, para muitos é desagradável, por isso sugiro que bebas o seu sumo ao invés de a comer.
ATENÇÃO: Água no seu estado líquido é fundamental. Apesar dos teores de água nos alimentos acima descritos, o seu consumo apenas nos fornece 10% da água que necessitamos para cumprir as nossas necessidades diárias. Deves beber cerca de 2 litros todos os dias.
Eu acredito que a comida deve ser deliciosa, sazonal, local, fresca e saudável.
O teu corpo é o teu templo.
Estima-o. 😉
Beijos rainhas 😉