Básico de maquilhagem para pele negra parte 2: Sub-tons.

Olá rainhas. 🙂

Sei que demorei a escrever esta semana que passou, mas andei muito ocupada e com o tempo bastante limitado.

Mas estou aqui agora 😉

Hoje vou escrever sobre os sub-tons da nossa pele. 🙂

Teres conhecimento do teu sub-tom, vai te ajudar a escolher a base da cor mais correcta para a tonalidade da tua pele. Para começar, vou escrever algumas técnicas para identificares se a tua pele é quente ou fria.

Porque é necessário?

Porque saber se a tua pele é quente ou fria, vai ajudar-te a escolher as cores que mais combinam contigo, que te dão uma aparência mais saudável e radiante, e claro, a escolher a tonalidade “daquele” batom vermelho que tu (como eu) sempre quiseste comprar mas que não sabes se te vai ficar bem ou não  (mentira, vai ficar lindo!), e explorar melhor uma palete variada de sombras. Normalmente as marcas têm muitos produtos diferentes para os sub-tons. Escolhe bem.

O que é o sub-tom de pele? 

Além da cor normal da tua pele, ela ainda possui um sub-tom. Nós negros somos, meio amarelados, outros meio avermelhados, alaranjados, azulados, etc? Pois é, são tonalidades que não acabam.  😉 Saber o sub-tom da tua pele é importante na altura de escolher maquilhagem, tinta para o cabelo e até roupas. Escolher maquilhagem e roupas nos tons que complementam a tua pele, vai dar-te um a ar mais saudável e bonita.  Ao passo que as cores erradas para o teu tom de pele podem dar-te uma aparência “acinzentada” e doente. Os sub-tons de pele enquadram-se em três categorias: Quentes, Frios e Neutros, (e eles não estão condicionados a um tipo só de pele)  se fores negra de tonalidade muito escura não quer dizer que tu sejas quente, ou ser negra de pele clara, não quer dizer que sejas fria ou vice-versa.

O que importa é que depois de descobrires o sub-tom da tua pele, vais ter mais chances de acertar nas cores e melhorar ainda mais a tua maquilhagem.

Parece complicado à primeira vista, mas uma vez que entenderes a teoria, torna-se tudo mais fácil. Prometo 😉

Tu podes encontrar muitas vezes por aí pessoas que classificam o nosso sub-tom de maneira genérica apenas pelas características étnicas, várias vendedoras já quiseram empurrar -me com produtos para pele negra, justificando que as negras, asiáticas e latinas têm pele quente, ao mesmo passo que as loiras de olhos azuis tem pele fria, isso não está correcto. É preciso olhar com mais cuidado e perder algum tempo para analisar muito bem.  Eu, por exemplo tenho a pele QUENTE, mas a  Angelina Jolie que é branca, também tem a pele QUENTE.

Observa a cor das tuas veias.

O teste das veias é uma das técnicas mais utilizadas para descobrirmos o sub-tom da pele. Estica o braço e observa o tom das tuas veias. O sub-tom quente é relacionado a pessoas que tenham veias verdes ou em tons de castanho à luz natural. As veias azuis ou violetas indicam o sub-tom frio. Quando as veias ganham tons misturados de azul e verde significa que o sub-tom da pele é neutro.

Como combinar as cores.

A base deve sempre seguir o mesmo sub-tom da pele. Caso contrário, não fica natural. Mulheres com um sub-tom frio, devem optar por bases com fundo rosado ou azeitona ( verde-amarelo). Se identificaste um sub-tom quente, deves optar por bases com fundo amarelado.

Quem tem sub-tom neutro não precisa de se preocupar com a cor de fundo da base, pois tons quentes e frios harmonizam com este tipo de pele (sortudas). 😉

Aqui seguem-se alguns exemplos de celebridades com cores de pele negra, com diferentes intensidades, desde o moreno ao bronzeado, ou mais escuro (cor ébano). No entanto não posso deixar de dizer que é difícil determinar a cor de pele natural de uma pessoa apenas por uma fotografia. É apenas para teres uma ideia e claro ajudar.

This slideshow requires JavaScript.

  • PELE MORENA: É a mais pálida das peles negras. Azeitona, café e a cor caramelo. Tem uma tonalidade amarela fria (como eu) com um pouco de verde ou amarelos quentes com um toque bronzeado. Por exemplo, Rihanna, Kim Kardashian, Halle Berry.
  • MORENA ESCURA: Cor mais intensa que parece quente e que raramente fica acinzentada. Sub-tom pode ser esverdeado com toques de amarelo (que dá um ar acinzentado) e dourado avermelhado (cobre) como por exemplo, Naomi Campbell, Chanel Iman, Sara Nuru.
  • CASTANHO:  Pele naturalmente bege e bronzeada com sub-tons de amarelo torrado          (amarelo e bronze). Por exemplo, India Arie, Tais Araujo, Lauryn Hill.
  • BRONZE E ÉBANO. Exótico e raro para um sub-tom azul-preto, como a top model Alek Wek. Geralmente  esta categoria, tem um sub-tom, vermelho quente. Viola Davis e Jeneil Williams, por exemplo.

É importante lembrar que a tonalidade da pele e o sub-tom da pele, não são uma constante. Podem mudar de acordo com o teu estado de saúde, o tempo (raios solares ou a falta deste, por exemplo), e até mesmo a idade. Durante o dia a instabilidade dos sub-tons pode variar entre azulado e avermelhados dentro do limite de uma cor. A pele pode ter um ar acinzentado  durante o final da tarde mas ter um ar mais fresco durante a primeira parte do dia, por isso aconselho a teres pelo menos duas bases com dois sub-tons diferentes.

A marca MAC  que é uma das minhas favoritas, tem uma variedade incrível de bases de acordo com o teu sub-tom. É uma marca cara, mas vale a pena o investimento. Não posso deixar de mencionar a marca NYX, ou a Maybelline fit me que também são uma maravilha.

 

Boa compras rainhas.

😉

 

Advertisements

Author: África vaidosa

Abomino a indiferença entre as pessoas. Eu sou eu. Com algumas falhas mas com muitas coisas boas.

Ajudou-te?

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s