Porquê o cheiro tão forte?

 

 

Olá minhas rainhas 🙂

O que se segue é uma explicação de resposta extensa, à pergunta feita por uma conhecida.

O cheiro forte do suor, incomoda a muitos,  menos os que deitam cheiro, infelizmente.

A quantidade de suor depende de factores genéticos e também das condições climatéricas.  Além da tendência racial, a genética individual faz variar a intensidade do odor entre membros do mesmo grupo étnico.  O cheiro forte,  é provocado pelas bactérias que vivem na pele: quando uma parte pouco arejada está suada, as bactérias conseguem-se proliferar e assim causar o odor desagradável e forte.

 A pele negra transpira mais porque retém uma maior proporção de raios solares e o organismo em defesa recorre a um meio de refrigeração que é a Sudorese, daí o fato de ser mais comum em pessoas negras.
Quanto ao cheiro, o suor em si é inodoro, mas existem bactérias no nosso corpo que ao consumirem o suor, exalam um odor característico, daí o mau cheiro a que se dá o nome de Bromidrose.

Existem  inúmeras causas para o mau odor, que vai desde as alterações harmonias na adolescência até à tua higiene pessoal. As pessoas de qualquer raça que caminham muito, ou passam muito tempo em ambientes quentes e fechados, adquirem cheiro de corpo; o suor acumula-se sobre a pele e impregna as roupas, quando estas são pouco ventiladas ou muito absorventes, as secreções rapidamente se deterioram ao servirem de alimento para as bactérias da pele.

Outro factor é a alimentação. O tipo e qualidade de comida que comes é muito importante. Fritos, fast-food e comida muito condimentada e picante, pode potenciar o cheiro desagradável.

Vestuário. As roupas retêm o calor do corpo e por isso favorecem o suor e a consequente produção dos resíduos bacteriológicos que geram o mau cheiro. Mas o odor pode inclusive provir da própria roupa, e não do suor. Alguns tecidos sintéticos usados em roupas ficam com mau cheiro quando aquecidos pelo calor do corpo. Também a roupa que é lavada mas que fica com algum resido de detergente, ou que demora a secar, principalmente na altura das chuvas, adquire odor muito desagradável, tipo mofo e podre.

Soluções. No teu duche diário usa uma escova para escovar bem as axilas com espuma de sabão ou o gel de duche, depois do banho e de secares muito bem o corpo, aplicas um desodorizante comum de boa qualidade,  que é talvez a mais simples, a mais óbvia e a melhor solução para se evitar o mau cheiro das axilas. Se não houver cuidados prévios, forma-se  um revestimento amarelado em cada pelo, e aí é necessário retirar os pelos com um aparelho de barbear, ou cera, para que os pelos que nascem depois, venham limpos.

É necessário também saber distinguir entre desodorizanteantitranspirante  e antiprespirantes para que não compliques mais o problema.  Sem falar nas múltiplas opções que existem nos supermercados, tais como em creme, aerossol, spray e roll-on.

Como escolher o que é melhor para o teu caso?

Se transpiras pouco, o primeiro cobre ou absorve os odores sem limitar a transpiração. Escolhe um sem álcool, porque com e quando em contacto com o sol, mancha a pele. ( ou qualquer produto com álcool) exemplos em baixo.

axilas

Se transpiras bastante e gostarias de acabar com o mau cheiro e também eliminar aquela sensação desagradável e incomodativo do suor, a melhor opção é o uso de antitranspirantes. Estes  impossibilitam a transpiração e retardam a sua secreção ajudando a manter o corpo mais ou menos seco. Os antiprespirantes tem a mesma função, pois a palavra “prespirar” significa “transpirar insensivelmente em toda a superfície”.

Hidrocloreto de aluminío ( termos médicos, eu sei…) é o composto mais usado em desodorizantes e antitranspirantes. O  pó talco com bicarbonato de sódio, também absorve a humidade e o odor, matando as bactérias mas com resultados menos eficazes.

Nem todos os desodorizantes  tem acção antitranspirante, mas a maioria dos antitranspirantes tem também acção desodorizante, porque eles também tem substâncias que mascaram o odor.

Agora, quanto ao tipo mais adequado para cada pele, necessidade e gosto, vê as dicas abaixo:

1. Creme: É o que mais hidrata a pele, por isso, se tu depilas as axilas com uma gillette, essa é a melhor opção;

2. Roll-on: Este tipo de desodorizante não é muito indicado ( na minha opinião) por ter contacto directo com a pele, e ser mais fácil contaminar a pele.

3. Spray: No caso de desodorizante ou antitranspirante spray, eles apresentam-se na forma líquida podendo causar ardor na pele, principalmente depois de depilar. Eu que o diga, é horrível.

4. Aerossol: É o que seca mais rapidamente de todos, mas, além de poder causar irritação na pele, manchas nas roupas, o líquido dele vem sob forte pressão combinado com gases. Aí está o maior perigo: temos de tomar cuidado para que o desodorizante ou antitranspirante em aerosol spray que compramos não contenha os gases CFCs (Clorofluorcarbonos ) pois eles são gases poluidores que agravam o problema do efeito estufa e do aquecimento global, que todos nós conhecemos.

Não existe ainda um tratamento direccionado exclusivamente para a sudorese, assim como a cura não é totalmente possível de ser atingida. É preciso aprender a lidar com o problema e a evitar situações que a agravem. Estas dicas devem ser adaptadas de acordo com a pessoas porque, muitas vezes, apenas mudar o sabonete de uso diário, tentar não usar roupas muito apertadas é suficiente para reduzir o cheiro do suor e claro, reforçar a higiene pessoal.

Rexona clinical é uma boa opção que eu e o maridão adoramos.  Independentemente do teu caso, experimenta.

Beijos 🙂

Advertisements

Author: África vaidosa

Abomino a indiferença entre as pessoas. Eu sou eu. Com algumas falhas mas com muitas coisas boas.

Ajudou-te?

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s